Viva São Francisco!

São Francisco de Assis tratava os animais como irmãos

4 de outubro é dia do santo protetor dos animais

No dia 4 de outubro comemora-se o dia de São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais, uma figura que inspira muitos protetores por sua humildade e mensagem de amor a todas as formas de vida. Por consequência, a data também é conhecida como o Dia Mundial dos Animais.

Francisco era filho de uma abastada família da cidade de Assis, na Itália. Ainda jovem, alistou-se como soldado na guerra que Assis desenvolvia contra Peruggia, mas foi capturado e permaneceu preso, à espera de um resgate, por cerca de um ano. Ao ser libertado caiu doente, com episódios de febre que duraram quase todo o ano de 1204. Ali se apresentaram as duas afecções que o acompanharam por toda a sua vida: problemas de visão e no aparelho digestivo.

Depois de recuperado voltou a tentar se alistar como soldado, mas foi nessa época que, segundo a lenda, ele foi tocado pela presença divina pela primeira vez e começou a perder o interesse pelas guerras.

Em 1207, aos 26 anos, entrou na igreja de São Damião, que estava praticamente arruinada; ao ver a imagem do Cristo, sentiu que Jesus lhe falou:

Ele então converteu-se à vida religiosa, adotando o voto de pobreza como estilo de vida, doando suas belas roupas e seus bens aos pobres.

Francisco era um homem muito à frente de seu tempo, pregando entre seus semelhantes a importância do respeito ao meio-ambiente e preservação da natureza. Ele tratava os animais como irmãos, dando grande exemplo de amor a todas as formas de vida.

Oração de São Francisco de Assis

Senhor faça-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado;
Compreender que ser compreendido,
Amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se nasce para a vida eterna…

 

Fonte: Com informações de Wikipédia

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>