Cuidados redobrados com os pets no inverno

O inverno começou hoje (21/06). À medida que a temperatura começa a baixar, não são apenas os humanos que sofrem com os efeitos do frio. Os bichos de estimação também estão pré-dispostos as doenças comuns nesta estação, como as respiratórias, segundo a médica veterinária do Hospital Veterinário da Anhanguera, Gisela Zambroti.

“No inverno, os animais podem sofrer com as doenças características de um clima mais seco e frio, como bronquite, broncopneumonia e pneumonia. Os tutores devem ficar atentos aos sinais de apatia, falta de apetite, tosse com ou sem secreção e outras mudanças de comportamento do paciente. Qualquer alteração notada deve ser rapidamente reportada ao veterinário, para que a doença seja diagnosticada e tratada.”, alerta.

Além de estar com a carteira de vacinação em dia, a profissional recomenda evitar aglomerações nesta época do ano. “Lugares concentrados facilitam a disseminação de diversas doenças, assim, se evitarmos esses espaços há possibilidade de preveni-las”, recomenda.

Friagem
Assim como acontece com os humanos, durante esse período, os animais idosos apresentam sinais de dor nas articulações, conhecida como artrose, além de outros sinais característicos de bicos de papagaio. Os animais de estimação que vivem no quintal, fora de casa, devem tomar cuidado com o frio. “É preciso mantê-los aquecidos, com cobertores e roupinhas”, indica Gisela.

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>