Para que serve o uivo canino?

O uivo canino é uma forma de comunicação herdada dos lobos e são vários os motivos pelos quais um cão acaba uivando. Bem diferente do latido, o uivo é mais agudo e possui uma duração mais longa, podendo ser ouvido de muito longe sendo, portanto, muito eficaz como comunicação de longa distância.

Originalmente, o uivo servia, e ainda serve, para auxiliar na organização da matilha. Caso um dos membros acabe se separando do seu grupo, é pelo uivo que ele vai conseguir localizar novamente os seus parceiros. O uivo também é um recurso utilizado para demarcação de território. Ainda serve para anunciar e alertar a comunidade sobre alguma ameaça iminente.

Uma outra razão para que os cães uivem é quando há alguma cadela no cio por perto. O uivo pode ser também uma maneira de expressar dor ou outro problema físico. Ainda pode ser dado em resposta a algum estímulo externo. Se não forem estes os casos, pode ser que o seu cachorro esteja uivando por sentir-se entediado e/ou solitário. Ou, pode ser simplesmente porque o seu amigo peludo está alegre e quer chamar a sua atenção.

Se você se incomoda com uivos, lembre-se que algumas raças são mais propensas a uivar do que outras e que é possível educar os cães para não uivarem tanto.

Texto: Adoro Cães

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>