Três cuidados com os cães no inverno

“No inverno, os tutores precisam dobrar os cuidados com os pets”, alerta o veterinário e proprietário do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro. No caso dos cães, especialmente, Macellaro lista três cuidados fundamentais: com o banho, vacinação em dia e alimentação correta.

Banho de água? Melhor repensar!

“Nas temperaturas baixas, evite dar banho de mangueira ou água fria no cão”, alerta Macellaro. Nesses casos, o mais indicado é utilizar paninhos de higiene, centralizando a limpeza nas orelhas e na região íntima.

De olho na vacina

Estar atento às vacinas é dever dos tutores, independente da época do ano, mas no frio é indispensável. “Assim como os humanos tomam vacina para se prevenir de vírus e doenças, acontece com os cães. Recomendo vacina contra a gripe, que previne a traqueobronquite”, indica o especialista.

Alimentação correta

Os humanos costumam comer mais no inverno e com os cães não é diferente. Por isso, aumentar a quantidade de ração pode ajudar o animal a ter mais energia. Mas segue um alerta! “Exagerar na comida, sem exercícios físicos, pode deixar o cão obeso, ainda mais nessa época em que os passeios ao ar livre diminuem. Se for aumentar a quantidade de ração, isso deve acontecer de forma equilibrada”, finaliza Macellaro.

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>